Cara a Cara | Justiça do Trabalho e a pacificação social

Instalada no Brasil em 1941, a Justiça do Trabalho desempenha um importante papel no país, utilizando a conciliação como instrumento de pacificação social e resolvendo os embates entre capital e trabalho. O advogado e assessor jurídico do Sindipetro Bahia, Clériston Bulhões, abordou o assunto no programa Cara a Cara, dessa segunda, 14/01.

Leia mais


Editorial, 16.JANEIRO.2019 | Postado em Geral

TRIBUNAL DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO RESPONSABILIZA PETROBRÁS POR MORTE DE EMPREGADO RELACIONADA A BENZENO

A 5ª Turma do Tribunal do Trabalho da 5ª Região concluiu na última quinta-feira, 13/12/18, o julgamento de ação indenizatória responsabilizando a PETROBRÁS pelo adoecimento e morte do empregado ENIVALDO SANTOS SOUZA, conhecido por “SHALOM”, ocorrida em 2012, acometido por LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA, reconhecendo o nexo de causalidade do infortúnio com a exposição e contato com BENZENO presente no ambiente de trabalho, deferindo as correspondentes indenizações por danos morais, materiais e pensão em favor da viúva e filhas, autoras da ação.

Leia mais


Editorial, 17.DEZEMBRO.2018 | Postado em Geral

Supervisor de vendas que tinha as férias interrompidas habitualmente será indenizado por dano existencial

Um trabalhador que sofria constantes interrupções em seus períodos de descanso para atender a solicitações da empregadora receberá indenização por danos morais no valor de R$5 mil. Assim decidiu a 4ª Turma do TRT mineiro, ao julgar favoravelmente o recurso do trabalhador e, em consequência, modificar a sentença que havia negado o pedido de indenização.

Leia mais


Editorial, 22.NOVEMBRO.2018 | Postado em Geral

Protetor auditivo com certificado vencido garante adicional de insalubridade a metalúrgico

O Ministério do Trabalho exige o certificado para que seja reconhecida a eficácia do equipamento. A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Teksid do Brasil Ltda. a pagar adicional de insalubridade em grau médio a um metalúrgico que utilizou por três anos um protetor auricular com certificado de aprovação vencido. Segundo a ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora do recurso, foi constatado o fornecimento do protetor em todo o período do contrato de trabalho, mas o equipamento fornecido não atendia aos requisitos da Norma Regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho.

Leia mais


Editorial, 06.NOVEMBRO.2018 | Postado em Geral

STF confirma jurisprudência do TST sobre estabilidade da gestante

O STF decide que a estabilidade de gestante começa no início da gravidez. Na quarta-feira (10/10/2018), o Supremo Tribunal Federal confirmou o entendimento do TST, convencionando que a estabilidade de emprego da gestante começa a partir do início da gestação, sendo desnecessária a comunicação prévia ao empregador.

Leia mais


Editorial, 29.OUTUBRO.2018 | Postado em Geral

Nota Pública

Nosso escritório de advocacia, por seus sócios Cleriston Bulhões, Lacerda Brito e Leon Mattei, e toda nossa equipe Solidariza-se com o dirigente Sindical Leonardo Urpia pela lamentável agressão de que foi vítima no dia de ontem, ao tempo em que reafirmamos nosso compromisso com direito inalienável à liberdade de expressão, a democracia, e nosso repúdio a todo tipo de violência.

Leia mais


Editorial, 26.OUTUBRO.2018 | Postado em Geral
Exibindo 7 de 10