A transferência de todos os trabalhadores da Petrobras na Bahia para outras unidades está suspensa a partir dessa quinta-feira (17), por força de liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), consequentemente as demissões dos trabalhadores contratados também ficam suspensas. A decisão, proferida pelo juiz Danilo Gaspar, da 6ª Vara de Salvador, proíbe ainda a estatal de criar programas de demissão voluntária.
Sindipetro esclarece sobre ação judicial cobrando responsabilidade da Petrobrás sobre os déficits da Petros
O Sindipetro vem sendo questionado por seus associados acerca da necessidade de ajuizamento de uma ação judicial a fim de obrigar a Petrobras a fazer um aporte, junto à Petros, de valores relativos ao resultado do Acordo de Níveis entre FUP e Petrobrás de 2014.
Petrobras: proposta do vice-presidente do TST será apresentada pelo YouTube.
O ministro conduz mediação pré-processual visando a uma solução consensual para a data-base dos petroleiros.
Posicionamento do Sindipetro Bahia sobre a questão da VP/DL1971/1984.
Diante das notícias que circulam nas redes sociais, tratando da incorporação da PL-DL 1971/1984 ou da VP-DL 1971/1984 nas aposentadorias, o Sindipetro BA presta esclarecimentos visando sanar as dúvidas dos associados surgidas em relação a essa questão.
Trabalhador da indústria de petróleo tem direito a aposentadoria especial, sem fator previdenciário.
O Sindipetro Bahia tem recebido muitas solicitações de esclarecimento sobre aposentadoria especial pelo INSS. Trabalhadores da ativa e também os que já estão aposentados têm se mostrado preocupados com a aposentadoria diante da iminente aprovação da reforma da previdência.
Veja o que a assessoria jurídica do Sindipetro tem a dizer sobre o assunto:
Sindipetro convoca todos os trabalhadores do Torre Pituba para participar de uma assembleia na segunda, 16/09, às 16h, no Hotel Fiesta
O Sindipetro Bahia convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do Torre Pituba (Petrobrás e das empresas contratadas) para participar de uma Assembleia, nessa segunda-feira, dia 16 de setembro, às 16h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta (Av.ACM, 741, Itaigara).
Direção da Petros nega alongamento do prazo e aceita suspensão de empréstimo somente em janeiro de 2020.
Devido à incidência do equacionamento nos salários e benefícios dos assistidos e participantes do Plano Petros 1, (repactuados e não repactuados) e os prejuízos amargados pela categoria, o Sindipetro Bahia cobrou da Petros suspensão e alongamento do empréstimo. Mas a Fundação fará somente a suspensão e no período imposto pela sua direção.
Saque-aniversário do FGTS pode ser cilada para o trabalhador.
Na falta de um projeto para o país, com medidas concretas que possam gerar empregos e recuperar a economia, o governo Bolsonaro, resolve usar o dinheiro do trabalhador para tentar aquecer o mercado de consumo.
Ultratividade pela luta
A Ultratividade de uma Lei é a sua aplicação posterior a sua vigência, princípio do direito muito utilizado no direito das sucessões e contratos, ambos no âmbito do Direito Civil. Este princípio também é utilizado no Direito Penal para beneficiar o réu quando a nova Lei que revoga anterior lhe traz prejuízo, ultrativando a norma revogada para beneficiá-lo pela regra menos danosa.
Petrobras pede mediação do TST para discutir reajuste salarial de petroleiros
Impasse entre companhia e sindicatos foi acirrado com declarações sobre possível privatização.