A responsabilidade pelo recolhimento das contribuições previdenciárias é do empregador, ficando a cargo do INSS o dever de fiscalização. Assim, o segurado não deve ser prejudicado por eventual irregularidade no recolhimento aos cofres públicos.
Auxílio-doença: governo muda regra de concessão; entenda o que muda, quem tem direito e como pedir
Não será mais necessário uma avaliação da perícia médica do INSS para garantia do benefício.
O auxílio-doença, que passou a se chamar benefício por incapacidade temporária, é pago para pessoas que estejam incapazes de trabalhar por mais de 15 dias de forma provisória e não permanente, ou seja, com prazo certo de recuperação.
Poder público tem dever de fiscalizar execução de contratos de terceirização
Embora a constitucionalidade do artigo 71 da Lei nº 8.666/93 (que diz que cabe às empresas contratadas pelo poder público arcar com encargos trabalhistas) tenha sido declarada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADC 16/DF, não há impedimento para a condenação subsidiária do Estado em caso de omissão no acompanhamento e na fiscalização da execução dos contratos de terceirização.
IMPOSTO DE RENDA 2022 | ANO-CALENDÁRIO 2021
É tempo de preparar os documentos e enviar a declaração de rendimentos à Receita Federal.
MINISTRO NUNES MARQUES PEDE DESTAQUE E ZERA VOTAÇÃO DA REVISÃO DA VIDA TODA
Na terça-feira (08/93/2022) o Ministro Kassio Nunes Marques, do STF, minutos antes do prazo final do julgamento, inusitadamente, fez o pedido de destaque na ação que ficou conhecida como revisão da vida toda.
Revisão da Vida Toda, saiba se você tem direito!
Recentemente o STF aprovou a constitucionalidade da Revisão da Vida Toda, que consiste que seja acrescentando no cálculo da aposentadoria os períodos contributivos de toda a vida, não apenas aqueles posteriores a julho de 1994.
Tomador e prestador respondem juntos por fraude em terceirização, decide TST
Nas ações trabalhistas que envolvem o reconhecimento de vínculo empregatício decorrente de fraude na terceirização, o litisconsórcio passivo deve ser composto pelas empresas tomadora e prestadora de serviços.
Conheça as novas regras para a prova de vida no INSS
O INSS (Instituo Nacional do Seguro Social) publicou nesta quinta-feira (3/2) a portaria com as novas regras para a prova de vida. A comprovação só será feita quando o órgão não conseguir confirmar que o aposentado ou titular de benefício realizou alguma movimentação registrada em bases de dados do governo federal, estadual ou municipal ou instituição privada.
ATENÇÃO, ALERTA DE GOLPE!
Tomamos conhecimento que alguns integrantes da categoria petroleira estão recebendo correspondência com timbre da Justiça Federal informando sobre fantasiosa liberação de crédito de precatórios que teriam sido deferidos no processo 9956690-88-2014-1-00-0000.
Trata-se de tentativa de GOLPE em que os meliantes, para capturar suas vítimas, utilizam-se de má-fé e, sem qualquer escrúpulo, do nome do escritório LACERDA MATTEI E BULHÕES E ADVOGADOS ASSOCIADOS e de dois dos seus advogados associados, DR. SILAS OLIVEIRA LIMA e DRA. GIOVANA.
Portaria aumenta o teto do INSS para R$ 7.087,00 em 2022.
No dia 20/01/2022 foi publicada a Portaria Interministerial MTP/ME nº 12 de 17 de janeiro de 2022, que dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social – RPS, além de valores previstos na Emenda Constitucional nº 103, que trata da aplicação das alíquotas de contribuição previdenciária.